segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

EVITAR ERROS > ACERTAR, TEMPO COMO A MAIOR FORÇA DO MUNDO E FELICIDADE

Hoje vou filosofar um pouco aqui. 

Acredito piamente que na vida, de um modo geral, vale mais a pena evitar os erros a ter que fazer acertos. Você pode estar se perguntando se essas duas situações não são idênticas (não errar = acertar?). Se considerarmos que em tudo há um lado positivo, um negativo e um neutro,
podemos afirmar que o acerto é positivo, um plus, algo a mais. Um erro é o contrário, algo a menos. E o neutro não te leva adiante nem para trás, mas não te mantém estagnado, te mantém na inércia (nos conceitos de física newtoniana, inércia pode ser uma situação de movimento ou de estacionamento).

Isto posto, aprofundarei minha análise: uma pessoa que evita os erros, mais o efeito do tempo, se dá muito bem. Alguns exemplos: eu ando de moto. Andar de capacete é evitar um erro. Um dia eu posso cair (erro), mesmo que esse dia nunca chegue, estou evitando o erro constantemente. Um acerto seria o equivalente a não andar de moto e assim excluir o risco a zero.


Exemplo 2: Tratar as pessoas com educação, simpatia é neutro. Tratar muito bem, ser bastante atencioso etc é um acerto. Tratar mal é um erro.
Exemplo 3: Campeonato de pontos corridos. O time que menos erra é o campeão. O fator tempo potencializa a ausência de erros e faz de um time o campeão.

Concluindo e adicionando o fator tempo: "o tempo faz milagres" é um adágio certíssimo. Se vc se machuca física ou emocionalmente, apenas o tempo pode curar (clichezão). O tempo faz amenizar aquela situação chata, cicatriza aquele machucado etc. Se vc juntar dinheiro durante anos, por mais que não sejam quantias vultuosas, (neutro), mais o fator tempo (juros compostos) faz de vc um campeão mais do que ganhar aquela bolada esporadicamente. 

Se vc ler 20 páginas de um livro por dia vale mais a pena do que ler 100 esporadicamente. Se vc correr 5, 6 km todo dia, vale mais a pena do que correr 20 no fim de semana. E assim por diante. Enfim, siga sua vida a evitar os erros e deixe o resto para a inércia positiva, movimento de inércia sempre para frente. Viajei demais ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário